quinta-feira, 15 de julho de 2010

Lontra


A lontra é um animal mamífero da sub-família Lutrinae, que pertence à ordem carnívora e à família dos mustelídeos. Este animal pode ser encontrado por toda Europa, Ásia, África, a parte sul da América do Norte e ao longo de toda a América do Sul, incluindo o Brasil e a Argentina. O seu habitat é no litoral ou próximo aos rios onde procura alimentos como peixes, crustáceos, répteis e menos frequentemente aves e pequenos mamíferos.
Tem habitualmente hábitos nocturnos, dormindo de dia na margem do rio e acordando de noite para buscar alimento. Os grupos sociais são formados pelas fêmeas e os seus filhos, embora os machos não vivem em grupos, só se juntando a uma fêmea na época de acasalamento. O período de gestação da lontra é de cerca de 2 meses e no fim podem nascer 1 a 5 filhotes. Ao fim de dez semanas abandonam o ninho, e “desligam-se” completamente da família na Primavera seguinte.
A lontra adulta mede de 55 a 120 centímetros de comprimento (incluindo a cauda) e pode pesar até 35 quilos. Embora sua carne não seja comercializada em larga escala, faz parte da lista de animais ameaçados de extinção principalmente pelo alto valor da sua pele.
O pêlo é de cor castanho-escuro em quase todo o corpo, à excepção da região do ventre, que é mais clara. Possui por vezes uma mancha clara (creme ou mesmo branca), por debaixo do queixo e que se pode estender até à garganta. Possui uma pelagem com duas camadas, uma externa e impermeável e outra interna usada para o isolamento térmico. O corpo é hidrodinâmico, preparado para nadar em alta velocidade.
Embora seja um animal carnívoro e normalmente selvagem, a lontra é dócil e gosta de brincar com as pessoas, e muitas vezes é possível domesticá-la.
É capaz de assobiar, chiar e guinchar! Pode ficar submersa durante 6 minutos e ao nadar pode alcançar a velocidade de 12 km/h.
Tem olhos pequenos e vivos rodeados por duas pequenas orelhas, tem pêlos longos no focinho que são sensoriais - as vibrissas. A cauda é longa, espessa sendo achatada na base e a afunilar suavemente até à ponta, é o principal órgão propulsor quando se movimenta dentro de água, servindo também de leme. As patas são curtas, com cinco dedos unidos por uma membrana interdigital, o que faz com que tenha uma natação rápida.
Vive aproximadamente 20 anos.

2 comentários:

vrlemos disse...

aqui no brasil é chamada de ariranha, só não sei o por que, é um bicho bem legal

Anónimo disse...

Magnífico este post sobre a ariranha...muito legal!!!

Mateus e Vivian