sexta-feira, 2 de julho de 2010

Louva-a-deus


O louva-a-deus ou cavalinho-de-deus é um insecto da ordem Mantodea. Há cerca de 2400 espécies de louva-a-deus, a maioria deles em ambientes tropicais e subtropicais. Este curioso nome popular vem do facto de que, quando está pousado, as patas do insecto ficam numa posição parecendo que está a rezar.
O louva-a-deus são insectos um pouco grandes comparados com outros, de cabeça triangular, tórax estreito com abdómen bem desenvolvido. São predadores agressivos que caçam principalmente moscas e ofídios. A caça é feita em geral de emboscada, facilitada pelas capacidades de camuflagem do louva-a-deus. Como não possuem veneno, contam com as suas pernas anteriores que são modificadas como garras, para segurar a presa enquanto é consumida. A sua voracidade leva a que sejam considerados muito bem-vindos pelos amantes da jardinagem e agricultura biológica, uma vez que, na ausência de pesticidas, são um factor importante no controlo de pragas de jardim.
O seu voo é algo impressionante, comparável com o voo de um caça de combate. Também tem a capacidade de desviar de ataques de morcegos em pleno voo executando mergulhos.
É um animal muito venerado na China, tendo inclusive estilos de Kung Fu baseados nos seus movimentos.
O ritual de acasalamento decorre por volta do Outono, é uma época de perigo para os machos da espécie, uma vez que a fêmea muitas vezes acaba por os matar e comer durante ou depois do acto. Depois do facto consumado, a fêmea põe entre 10 e 400 ovos numa cápsula endurecida que deposita no chão, superfície plana, ou enrolada numa folha. Em algumas espécies, a fêmea permanece perto da cápsula e a protege contra os predadores, em particular algumas espécies de vespa. Após a eclosão, o louva-a-deus nasce como ninfa, que é em tudo igual ao adulto excepto no tamanho menor e na ausência de asas e de órgãos reprodutores maduros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Até pode ser um animal muito venerado na China mas a mim mete-me imensa confusão. è um animal que não gosto de ver, mas com a tua informação vou passar a olhar para este tipo de animais com outros "olhos".
Parabéns por mais este texto!

Antonieta - Fafe