quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Foraminíferos

Vistos a "olho nu"
Visto que este ano estou no 10º e estou na área de ciências e tecnologia, eu tenho como disciplina a biologia, por isso neste post tentei juntar o conhecimento das aulas ( quando estudamos as rochas) mais a pesquisa.



Os Foraminíferos são animais maioritariamente marinhos, que são classificados como Protozoários, isto é, são microorganismos cuja locomoção é feita através do batimento de cílios* ou batimento de flagelos* que são estruturas mais adaptadas para a natação. Estes animais segregam uma concha que é composta por carbonato de cálcio e por outros compostos inorgânicos, como sílica. Eles vivem dentro de conchas com uma única câmara, sendo designadas como uniloculares, mas a maior parte dos foraminíferos são multiloculares, ou seja, vivem em conchas que possuem várias câmaras, estas são formadas umas por cima das outras, e quando vistas parecem bolhas (neste caso tive oportunidade de na aula observar estes multiloculares). Os meios de locomoção usados pelos foraminíferos são os pseudópodes (que também são utilizados para recolher alimentos), e estes pseudópodes são extensões fluídas do citoplasma. A concha geralmente (nos foraminíferos vivos) está virada para a abertura onde estão os tais pseudópodes. Com excepção de alguns casos em que eles tenham de fugir de um predador? por exemplo, o movimento deste animais é aleatório. Tal como em cima disse, os pseudópodes além de serem usados para se movimentarem também são usados para se alimentarem, normalmente as extensões fluidas do citoplasma formam uma rede que filtra o alimento que se encontra em suspensão na água. Existem “dois tipos de alimento”, os que são capturados em águas pouco profundas tal como algas microscópicas e os alimentos que são capturados em águas profundas, que são os detritos e bactérias (têm uma maior importância na alimentação destes organismos, faz com que tenham um crescimento saudável e reprodução boa). Apesar de tudo ainda há umas espécies de foraminíferos que são carnívoros e comem outros da sua espécie, larvas de crustáceos, larvas de ouriços do mar, etc. Os predadores destes animais são vários, como por exemplo, os camarões. As espécies multiloculares (com várias câmaras) iniciam a sua vida com uma única câmara, o proculum, e à medida que o animal aumenta o seu tamanho, o protoplasma flui para fora através de uma abertura na primeira câmara segregando um novo compartimento. Este processo é contínuo ao longo da sua vida e resulta na formação de uma série de câmaras, sendo cada compartimento maior do que os precedentes. A segregação de uma câmara raramente foi observada, mas parece que os pseudópodes têm um papel importante neste processo que pode demorar horas ou até mesmo dias.

*Cílios e flagelos são apêndices das células com um movimento sempre igual (constante) numa só direção.

Mortos (servem de fósseis)


Agradeço ao meu professor de Geologia e Biologia, professor Ivo Meco pela ajuda, incentivo e apoio na realização deste trabalho.
Vivo

 

6 comentários:

António Xavier disse...

Excelente artigo, parabéns.

Anónimo disse...

Muito bom o artigo, muitos parabéns, para quando o próximo?


Manuel Souto e Silva - Lisboa

Anónimo disse...

Muito bom o artigo, muitos parabéns, para quando o próximo?


Manuel Souto e Silva - Lisboa

Carlos Xavier disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo AF. Domingues disse...

Boa tarde,
a princípio quando li vi uma informação equivocada, gostaria de lhe dizer que os foraminíferos não se movem por flagelos, e sim por pseudópodes!
No caso destes seres são pseudópodes reticulosos, que são dispostos através de poros e só em caso de partículas maiores é que se usa um grande pseudópodo pelo Forêmen (cavidade maior que dá o nome ao grupo).
Grato, G.F.

Carlos Xavier disse...

Muito obrigado pela correção!