segunda-feira, 9 de abril de 2012

Coala


O coala é um mamífero marsupial* da família Phascolarctidae.
Estes animais vivem cerca de 14 anos, e ao longo da sua vida, vivem nos eucaliptos, pois é nessas árvores que estes se alimentam. Eles, em média, passam 14 horas a dormir/a descansar, enquanto que o resto do dia procuram o alimento e comem o mesmo. A bolsa marsupial destes animais situa-se na barriga tal como acontece no caso dos cangurus (estes também marsupiais), o seu filho fica nessa bolsa até crescer, e depois, até se tornar adulto vive agarrado às costas da mãe.
Podemos encontrar os coalas, tal como a grande maioria dos restantes marsupiais, na Austrália. Infelizmente, este é um dos muitos animais que se encontra em vias de extinção, ocupando hoje uma área três vezes menor do que a que ocupava nos finais do século XVII, pois sofrem muito com a caça, e com os incêndio visto que a floresta é o seu habitat.
As principais características destes animais são: a sua pequena cabeça, olhos bem separados e um focinho curto, o nariz é achatado e grosso, as suas fossas nasais são muito desenvolvidas, e “mexem” no seu equilíbrio térmico.
Tal como nós, tanto os membros posteriores como os membros anteriores possuem 5 dedos, apesar de se diferenciar de nós pois o polegar das patas posteriores é mais pequeno, é oposto aos outros e não tem garras, enquanto que os outros dedos são fortes e têm garras longas.
A sua pelagem densa tem um papel importante (regular a temperatura do corpo, e proteger dos agentes atmosféricos), sendo a do dorso muito densa e de uma coloração escura que absorve o calor. A pelagem adapta-se: no verão é menos densa, e no inverno mais densa.
Possui um bom equilíbrio e músculos fortes nas coxas, e quando escala uma árvore, a falta de cauda é compensada pelos dedos bastante largos e pelas suas garras bastante desenvolvidas.
A época de reprodução dos coalas dura cerca de quatro meses. Neste período, os machos sexualmente maduros exploram o seu território, atraindo as fêmeas no cio. Elas enchem o local com o seu ao odor ao mesmo tempo que emitem um som semelhante a um mugido. Depois do acasalamento o macho não se ocupa do sustento do filho porque essa é função da fêmea, que só tem uma gestação por ano e normalmente só dá luz a um filho(raramente dois). A gestação dura cerca de 35 dias.
Um coala recém-nascido pesa 0,5 gramas e mede apenas 20 mm! Antes dos 6 ou 7 meses de vida o coala tem o corpo sem pelos, e cor-de-rosa, e os olhos e ouvidos estão fechados, depois dos 6 ou 7 meses de vida começam a ter pelos e já vêm e ouvem.Quando pequenos comem uma papa constituída por folhas de eucalipto pré-digeridas, e medem já 20 cm e pesam entre os 400 e 500 gramas.
Com cerca de 1 ano de idade, o filhote está completamente desmamado. Caso se trate de uma fêmea, só se irá afastar da mãe quando for à procura de um território próprio. Mas se for macho, será "banido" na época reprodutiva pelo macho residente.
O principal predador deste animal é um tipo de cão selvagem que se alimenta dos coalas velhos e doentes, que não tem força para os contra-atacar.


*Possuem uma bolsa onde se processa grande parte do desenvolvimento dos filhos.

11 comentários:

António Xavier disse...

Eu adorei este recomeço, embora seja suspeito para dizer isto.
Gosto essencialmente do teu trabalho de pesquisa e fiquei a saber muito mais sobre este animal através deste teu trabalho.
Um beijo grande, cheio de orgulho.

Anónimo disse...

Parabéns por esta postagem...valeu a pena esperar porque está muito bem conseguida.Vou acreditar no que dizes e esperar ver muitos mais posts daqui para a frente.

Rita Mateus Albuquerque

ArteFacto disse...

Parabéns filho gostei muito do teu post. Beijinhos e continua...

ArteFacto disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Parabéns achei o site muito interesante. Foi a primeira vez aqui entrei agora quero entrar sempre é muito legal.

Céci

Anónimo disse...

EXCELENTE recomeço...PARABÉNS!!! Continua em força...percebo que queres vir a ser zoólogo ou pelo menos a enveredares pelo mundo da ciência é isso??? FORÇA!!!!Sou professor de Biologia marítima e devo dizer-te que o mundo das ciência/biologia é um mundo extraordinário...se estás prestes a entrar para a área que pretendes aconselho-te a teres muita dedicação e muito "amor pela camisola" que vai decidir o teu futuro. Não te conheço mas conheço bem os jovens e tu és de certeza um jovem dedicado por isso pensa por ti, não ligues a influencias negativas e adota o lema: trabalhar...trabalhar...trabalhar......e garanto-te que assim terás sucesso.
Vou aqui vir regularmente...quero acompanhar a tua evolução e quem sabe não te irei apanhar lá na faculdade....
António

Anónimo disse...

Adorei conhecer o seu blogue e gostei de todos os posts mas sobretudo saber mais sobre a vida dos coalas.Bom trabalho de investigação e excelente texto: escreve muito bem, em português correto coisa que muitos jovens não fazem.Vou convidar o meu filho ( professor de ciências)a conhecer o seu blogue.Força!
Maria Eduarda

Anónimo disse...

Gosto muito de tudo o que diga respeito a animais e sobretudo faço muitas pesquisas na net sobre este tema fascinante e hoje deparei-me com este blogue jovem (percebe-se que é escrito por um jovem, no entanto muito bem escrito) sobre animais.Parabéns, continue com este trabalho maravilhoso de pesquisa e muitos sucessos pessoais e profissionais

Catarina Esteves - 88 anos

Anónimo disse...

Muito bom seu post viu?!? Adorei saber sobre esse animal fabuloso.Parabéns continue.

Mauro C.

Anónimo disse...

Parabéns pequeno zoólogo, muito interessante estes seu post.

Miriam - Almada

the ICOn disse...

aeee



Dude, hoje sonhei com aguias reais....e acabaram destronando o tigre siberiano do trono de meu animal favorito

XD