segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Zebra

As zebras são animais mamíferos, membros da mesma família dos cavalos, os equídeos, nativos da África central e do sul. A pelagem deste animal consiste num conjunto de listras contrastantes de cor, alternadamente, marrom-escura e branca, dispostas na vertical, exceptuando nas patas, onde se encontram na horizontal. Os contrastes de cor podem parecer iguais mas não são, servem para se identificarem entre elas.
Apenas atacam quando sentem necessidade de se defenderem. São as presas preferidas dos leões o que as leva a fugirem, utilizando na fuga coices que são tão fortes que podem mesmo quebrar a mandíbula dos felinos.
Habitam nas savanas africanas e encontram-se distribuídas por famílias: macho, fêmeas e filhotes. Estes animais, por serem atacados habitualmente por leões, podem se tornar animais extremamente velozes, utilizam a fuga e coices tão fortes que podem quebrar até a mandíbula de um felino.
As suas listas vão escurecendo com a idade. Embora pareçam todos iguais não o são todos iguais:
As zebras-de-grevy têm origem de animais diferentes (de outro subgênero) daqueles que originaram as zebras-das-planícies e as zebras-das-montanhas.
Não se encontram à beira da extinção, embora a zebra-das-montanhas esteja ameaçada. A subespécie de zebra-das-planícies conhecida como cuaga (do inglês quagga, que designa o som que o animal produzia cuahaa), Equus quagga quagga, estava extinta, mas projectos de cruzamento entre zebras com coloração.
Muitas vezes têm de ir para outro pasto para ter erva fresca e têm de passar por rios repletos de crocodilo, e por cada passagem morrem pelo menos uma zebra, elas dividem-se em grande manadas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia estive a ver o seu blogue e por curiosidade acedi ao seu perfil e fiquei espnatado com o facto de ter apenas 13 anos e já tanta maturidade para fazer um blogue como este, por isso continuo porque vai com certeza ter um futuro pormissor.
"Cheira-me" que pretende ingressar pela área da zoologia/Biologia não???
Força e siga sempre os seus sonhos por mais dificeis que lhe pareçam. Esta área é muito bonita, eu próprio tirei formação em Biologia e dedico-me à área cientifica. Bosn estudos...quando acabar o curso estarei à sua espera!

António Bruno de Almeida (Biólogo) - Lisboa

Pequeno Zoólog disse...

Bom dia desde já quero agradecer os comentários.E sim quero seguir a área de zoologia.
Bom dia.

Pequeno Zoólogo

Anónimo disse...

Gostei muito do teu blogue - Martinha 11 anos

Anónimo disse...

Gosto muito do teu blogue, está muito bonito.Agora quando quiser saber algo sobre animais já sei onde consultar. O teu trabalho de pesquiza e síntese não deixa ninguém que aceda ao teu blogue indiferente. A paixão antiga pelos animais já começam a dar frutos. Parabéns sinceros e continuação de bom trabalho.
Bjs
Patinha.
Só há um pequeno pormenor a "tua fotografia" ah, ah, ah,....