terça-feira, 8 de setembro de 2009

O gorila

Os gorilas são mamíferos primatas pertencentes ao género Gorilla, endémicos das florestas tropicais do centro da África. O fato de compartilharem 98%-99% do DNA com os seres humanos faz dos gorilas o parente vivo mais próximo, logo depois dos chimpanzés e são considerados altamente inteligentes. É o maior primata que existe actualmente.
Vivem em florestas tropicais ou sub-tropicais, apesar da sua área de distribuição abranger apenas uma pequena percentagem de África, existem numa grande variedade de altitudes:
· os gorilas-de-montanha (Gorilla beringei beringei) habitam as florestas montanhosas do Albertine Rift, existendo entre os 2.225 até aos 4.267 m.
· Os gorilas-do-ocidente moram em florestas densas e pântanos das terras baixas e marisma até ao nível do mar.
O médico e missionário estadunidense
Thomas S. Savage descreveu o gorila-do-ocidente pela primeira vez (na altura como o nome Troglodytes gorilla) em 1847 a partir de espécimes obtidos em Libéria.
O nome deriva da palavra grega tranliterada Gorillai (uma "tribo de mulheres peludas") descrita por Hannon, o Navegador, um navegador cartaginês e possível visitante (cerca de 480 a.C.) à área da actual Serra Leoa. Na sua viagem, Hannon encontrou o que considerou serem pessoas selvagens e peludas numa ilha da costa ocidental africana. Três fêmeas foram capturadas e as suas peles levadas para Cartagena.
Os maiores primatas da humanidade medem entre 1,65 e 2 metros de altura, e pesam entre 170 e 250 kg (os machos) e as fêmeas a metade do peso dos machos.
São capazes de levantar até 2 toneladas com os dois membros anteriores.
Geralmente deslocam-se em quatro patas. As suas extremidades anteriores são mais longas que as posteriores e semelhantes a braços, ainda são utilizadas também como ponto de apoio ao caminhar.
A estrutura facial do gorila é denominada de "mandíbula protuberante", já que ela é muito maior que o maxilar.
A gestação dura oito meses e meio e normalmente a próxima gestação só ocorre três ou quatro anos depois o nascimento e durante este tempo os filhotes convivem com a mãe. A maturidade sexual é atingida entre 10 e 12 anos pelas fêmeas e entre 11 e 13 anos pelos machos, podendo ser modificados estes anos com a vivência nos cativeiros.
A esperança de vida oscila entre os trinta e cinquenta anos, o recorde nesta categoria está com um gorila dum zoológico da Filadélfia que morreu aos 54 anos.
A sua alimentação é, em grande parte, herbívora, uma vez que alimentam-se de frutas, folhas, brotos, mas também os insectos compõem menos de 2% do seu cardápio.
Todos os gorilas compartilham o mesmo tipo sanguíneo, o tipo B.
Ameaças à sobrevivência dos gorilas:
· Destruição do habitat;
· Mercado de carne de caça.
· Em 2004, uma população de algumas centenas de gorilas no Odzala National Park, na República do Congo foi essencialmente devastada pelo vírus ébola. Em Agosto de 2008, um estudo da Wildlife Conservation Society, anunciou a existência de uma população previamente desconhecida nas florestas do Congo, o que duplicou o número de gorilas conhecidos na natureza para cerca de 125.000!
São conhecidos por usarem ferramentas na natureza. Uma gorila fêmea do Nouabalé-Ndoki National Park na República do Congo foi gravada a usar um pau para determinar a profundidade da água enquanto atravessava um pântano. Uma segunda fêmea foi vista a usar um troco de árvore como uma ponte e também para a suportar enquanto pescava no pântano. Isto que dizer que todos os hominídeos são agora conhecidos por usar ferramentas.

Um gorila com dois anos e meio foi descoberto a usar pedras para abrir frutos de palmeira dentro de um santuário de caça. Enquanto que esta foi a primeira observação do género para um gorila, há quarenta anos atrás os chimpanzés já tinham sido observados a usar ferramentas na natureza, a 'pescar' térmitas. Os hominídeos não-humanos são dotados de um "agarrar" semi-preciso, e são capazes de usar quer ferramentas simples como até armas, improvisando um taco a partir de um ramo caído.

5 comentários:

Anónimo disse...

Um Post por dia! cada uma mais interessante do que o outro. Parabéns! para um jovem da tua idade és muito interessando em animais. Continua!Força! Boas pesquisas!

Ana Mafalda

Anónimo disse...

Adoro gorilas e tudo o que se realcione com estes seres divinais. Gostei muito do teu blogue e do teu post sobre estes animais. Já sei muito sobre eles mas fui aqui "beber" informações que ainda não tinha tido acesso.

Renato - 17 anos

Anónimo disse...

Parabéns pelos teus posts que são muito interessantes. Com a tua idade acho muito bom o teu gosto por este tipo de coisas...é de jovens como tu que este país precisa para avançar.PARABÉNS!

Marcelo - Cascais

Anónimo disse...

parabéns pelo blogue. Dá para perceber que tens muito trabalho de pesquisa. Continua! e já agora bons estudos!

Jorge

Anónimo disse...

Zoologia é o ramo da biologia que estuda os animais em todos os seus aspectos e a tua pesquisa ajuda-nos a ir conhecendo cada espe´cie animal. Parabéns pelo excelente trabalho.

Ana Clara