domingo, 27 de setembro de 2009

Tucano


Tucano são aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul.
Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. O bico embora comprido não é muito forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. O sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas. Além de serem frugívoros (comem fruta), necessitam de um certo nível proteico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insectos, pequenas presas (como lagarto, perereca, etc) e até ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direccionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores.
São monogâmicos territorialistas (vivem e reproduzem-se em casal isolado). Não há dimorfismo sexual e a sexagem pode ser feita por análise de seu DNA. A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho alimenta-a. Fazem postura de 3 a 4 ovos, cujo período de incubação é de 18, dias as crias abandonam o ninho com apenas algumas semanas.
Não são aves migratórias.
O tucano de bico preto e o tucano de bico vermelho têm uma aproximação diferente. Para conquistarem as suas amadas, oferecem-lhes pequenas porções de alimentos.
O ritual de acasalamento é diferente de espécie para espécie.Por exemplo, o tucano de peito branco cuida da sua plumagem e da da fêmea que pretende cortejar. Mas também pode fazer "duelos" de bicos com ela. Dependendo da espécie a que pertencem, os tucanos podem viver solitários, em casais, ou em bandos que podem ter dez indivíduos.
O maior de todos os tucanos é o tucano de peito branco. Esta espécie mede entre 55 e 61 centímetros de comprimento. Para terem uma ideia, é mais do que mede um bebé recém-nascido!
Este é um animal interessante não só pelas suas cores, maneiras de comer, diferentes rituais de acasalamento, mas também pelo seu longo bico.

11 comentários:

Anónimo disse...

Olá carlos

Como o prometido é devido aqui está mais um "bichinho" agora aos fins-de-semana, gostei de saber sobre o Tucano.
Beijinhos
Patia

Anónimo disse...

Sou visitante assídua do teu blogue mas ainda não tinha comentado. Parabéns pela pesquisa, pelo texto e pelo trabalho e dedicação. Força! continua!

Cristina Souto

Anónimo disse...

Parabéns pelo post sobre o Tucano que é um bicho ao qual acho muita piada. continuação de bons trabalhos.

Pedro

Anónimo disse...

Oh! que blogue tão giro. parabéns pela apresentação do blogue, pelos posts e pela tua vontade de dar a conhecer muitas coisas sobre o mundo animal.

Andreia, Catarina e Luísa - Charneca da Caparica

Anónimo disse...

Adorei o Post. Parabéns "pequeno zoologo".

Manuel Godinho

Anónimo disse...

Os tucanos têm bicos lindissimos, só não sabia que os seus bicos não eram fortes, pois pela aparência nunca o diria.

António Manuel - Tavira

Anónimo disse...

Sou zoologo e estou encantado por ver que um jovem como tu se interessa por estas matérias. Assino a revista Science e vem lá publicado um estudo efectuado por uma equipa de investigadores brasileiros e canadianos que descobriu que o tucano utiliza o seu longo bico como um radiador para regular a temperatura do corpo.
"O bico dos tucanos possui uma ampla área superficial, não tem isolamento térmico e é vascularizado, ou seja atende a todos os requisitos esperados de uma janela térmica", disse um dos autores do estudo, Denis Andrade, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), de São Paulo (Brasil).

Victor - Funchal

Anónimo disse...

ops1 não vim aqui no fim-de-semana e agora de repente lembrei-me.
Gsotei muito de mais este post. Fiquei intrigado de como é possivel que um bico tão grande seja assim tão fraco.

Sérgio - Madrid

Anónimo disse...

Parabéns pelo blogue e pelo interesse demonstrado pelos animais.

Ana Marta - Fundão

Anónimo disse...

O Tucano é um dos bichos que mais gosto. Parabéns pelo teu post e muitos parabéns por fazeres um blogue como este.

Fernado Fernandes

Anónimo disse...

Entrei aqui pela primeira vez e gostei imenso do teu blogue. continuação de boas pesquisas.

Ana Márcia - Lisboa