sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Panda-gigante


O panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca) é um mamífero dotado de racionalidade da família dos ursídeos, endêmico da República Popular da China. Apresenta focinho curto lembrando um urso de peluche, com pelagem preta e branca e de jeito pacífico e bonachão o que o torna um dos animais mais queridos pela humanidade. Extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando está extremamente irritado. Da xiong mao (大熊猫), o nome em chinês, significa grande urso-gato. Pode ser chamado também de huaxiong (urso de faixa), maoxiong (urso felino) ou xiongmao (gato ursino). O nome em latim Ailuropoda melanoleuca quer dizer pé de gato preto e branco. A palavra panda significa algo como "comedor de bambu".
Também conhecido por urso-panda, é um mamífero da ordem Carnívora, família Ursidae e nativo da China central que tem como seu parente mais próximo, o urso-de-óculos, da América do Sul.
Os pandas habitam as florestas temperadas montanhosas com densos bambuzais, principalmente do género Sinarundinaria, entre altitudes de 1.200 a 4.100 metros acima do nível do mar.
São animais normalmente solitários, mais activos durante o pôr e o nascer do sol, passam o resto do tempo a dormir em bosques de bambu. O seu território é marcado com uma combinação de odores da glândula anal, urina e marcas com as garras. Evitam conflitos não usando áreas compartilhadas do território durante o mesmo período.
Apesar de pertencer à ordem dos Carnívoros, é um animal herbívoro, alimentando-se quase que exclusivamente de cerca de 30 espécies de bambu (99% de sua dieta). Sabe-se que o panda também utiliza insectos e ovos como fonte de proteína. O seu sistema digestivo não é plenamente adaptado a quebrar as moléculas de celulose, contidas no bambu, o que o leva a consumir cerca de 40 kg de bambu por até 14 horas. Tem dentes e mandíbulas extremamente fortes, adaptados para triturar os colmos do bambu. Embora o bambu seja rico em água (40% de seu peso, chegando a 90% no caso de brotos), bebe frequentemente água de riachos ou neve derretida.
A época de reprodução dá-se na Primavera, quando os machos competem pela fêmea fértil. A gestação é em média de 135 dias. Normalmente nascem um ou dois filhotes, mas devido à natureza frágil e delicada dos ursinhos, a mãe-panda opta por criar um único filhote. O filhote rejeitado é abandonado à morte. O desmame dá-se com um ano de idade, uma vez que começa a ser capaz de ingerir bambu em pequenas quantidades logo a partir dos seis meses. O intervalo entre as ninhadas é de dois anos ou mais.
Somente 10% dos pandas em cativeiro conseguem cruzar naturalmente. Apenas 30% das fêmeas engravidam. Mais de 60% dos pandas cativos não demonstram qualquer desejo sexual.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa e forma de apresentação do mesmo.Demonstra ser um jovem de muito talento e bastante esforçado e empenhado no que faz.

João Catarino (Prof.Biologogia - Faro)

Anónimo disse...

Execelente trabalho sobre o panda gigante.

Carlos e Margarida