sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O hamster


Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.
É também o nome vulgar de um roedor nativo da Síria (Mesocricetus auratus), encontrado no mundo todo como animal de estimação ou como cobaia.
Possuí grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, necessitam de estar sempre a roer para evitar que cresçam demais.
O tempo de vida médio é de dois anos, contudo alguns podem viver até três ou quatro anos, dependendo da espécie.
Existem diferentes espécies espalhados por todo o mundo e muitos deles habitam regiões semi-desertas onde vivem em tocas, formadas por vários túneis e câmaras que são utilizadas para armazenar comida ou dormir. São animais nocturnos, que dormem durante o dia quente e ficam acordados à noite quando está mais frio. Vêem muito mal, mas têm o olfacto apurado e uma excelente audição.
Muitas espécies têm as bochechas dilatáveis, isto é, bochechas que aumentam de tamanho, onde eles carregam comida e forragem para ser guardada em sua toca.
A palavra hamster tem sua origem na palavra alemã "hamstern" que significa "acumular" ou "armazenar", uma referência às suas bochechas.
Actualmente os hamsters são um dos mais animais de estimação mais populares em diversos países por serem dóceis e carinhosos.
As principais espécies que são criadas como animais domésticos são o Anão Russo e o Sírio. A primeira espécie apresenta o corpo peludo que traz alergia, e a pelagem de listras pretas e brancas. O Sírio tem corpo alongado e a pelagem de cores variadas, branco, preto ou amarelo (castanho claro).
Podemos dividir as espécies em selvagens e domesticáveis, de acordo com a possibilidade ou não da criação em cativeiro. Segundo este critério, temos:
Selvagens:
Cricetus cricetus - Hamster do Campo Europeu
Mesocricetus newtoni - Hamster Romeno
Mesocricetus brandti - Hamster Turco
Mesocricetus raddei - Hamster Ciscaucasiano
Cricetulus alticola - Hamster Ladak
Cricetulus barabensis - Hamster Listrado Chinês
Cricetulus curtatus - Hamster Mongol
Cricetulus eversmanni - Hamster de Eversmann
Cricetulus griseus - Hamster chinês
Cricetulus kamensis - Hamster Tibetano
Cricetulus longicaudatus - Hamster de Cauda Longa (menor)
Cricetulus migratorius - Hamster Armeno
Cricetulus triton
Cricetulus obscurus
Cricetulus pseudogriseus - Hamster de Cauda Longa (maior)
Domesticáveis:

Mesocricetus auratus - Hamster Sírio (A espécie mais comum, em cativeiro)
Phodopus campbelli - Hamster Anão Russo Campbell
Phodopus sungorus - Hamster Anão Russo Winter-White - também chamado de Hamster Djungariano ou Siberiano (branco invernal).
Cricetulus griseus - Hamster Chinês
Phodopus roborovskii - Hamster Roborovski
Outras espécies
O Hamster Camundongo, das espécies Calomyscus bailwardi, Calomyscus baluchi, Calomyscus mystax e Calomyscus urartensis também são consideradas espécies selvagens do Hamster.

2 comentários:

Horácio Narciso disse...

Boas Carlos,

Muito interessante o teu blogue.

Quando li o primeiro texto não resiti e acabei por ler todos.

Cativante. Demonstra que és uma pessoa interessada no assunto.

Deixo-te uma dica: já que tens essa imagem no teu perfil, porque não fazes um post sobre a Águia Real? Era giro...mas é só uma ideia.

Parabéns pelo blogue.

Abraço, Horácio

Anónimo disse...

Este Hamster parece o meu hamster - Gaspar -. São tão fofos não são?
Parabéns pelo teu blogue e pelo interesse que demonstra pelo reino animal. "Cheira-me" que queres vir a ser zoologo ou biologo, ou algo dentro destas áreas não???

Continuação de bons trabalhos.

Um Abraço - Victor