quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O ouriço-cacheiro


Erinaceidae é uma família de mamíferos insectívoros da ordem Erinaceomorpha. Estes animais possuem o dorso coberto por espinhos curtos e lisos, e as partes inferiores por pêlos. São denominados de ouriços.
Há no mundo 16 espécies de ouriços divididas em cinco géneros, encontrados em vários locais da Europa, Ásia, África e Nova Zelândia. Não há espécies nativas na Austrália nem na América do Norte ou do Sul, e os encontrados na Nova Zelândia foram introduzidos. São mamíferos insectívoros que mudaram pouco nos últimos 15 milhões de anos e que se adaptaram à vida nocturna.
São animais principalmente nocturnos, que se alimentam de insectos, caracóis, lesmas e vegetais. Os seus predadores principais são as corujas e os furões.
A camuflagem do ouriço é a sua coloração e quando ameaçado enrola-se numa bola expondo apenas a face coberta de espinhos.
A comunidade científica faz diferença entre o ouriço e o porco-espinho (Hystrix cristata), que é um roedor. No entanto, em Portugal e na Galiza, o ouriço-terrestre (Erinaceus europaeus) recebe indistintamente os nomes de porco-espinho, ouriço, ouriço-cacho, ouriço-cacheiro ou rescacheiro, posto que o habitat do Hystrix cristata na Europa se limita ao sul da península italiana (Sicília e Nápoles), onde foram introduzidos pelos romanos a partir da África.
Uma diferença importante entre estas duas espécies é que os espinhos do ouriço, ao contrário dos do porco-espinho, não se soltam naturalmente, nem são venenosos.
Graças à sua dieta, os ouriços são importantes no controle de pragas, já que são capazes de comer várias vezes o seu próprio peso em insectos e anelídeos.

4 comentários:

Anónimo disse...

A foto está lindissima e a informação muito interessante.Parabéns


Ana Paula Marques

Anónimo disse...

Eentrei aqui pela primeira vez e gostei muito. vou passar a vir aqui embora acredite que agora com o inicio do ano escolar passe a fazer apenas posts aos fins de senmana, correcto???

Como professora só te posso dizer que gostava que todos os meus alunos fossem como tu: com objectivos na vida para além da televião e dos jogos. Parabéns por seres assim! é de jovens como tu que o nosso país precisa para propserar e vencer todos mos objectivos. è por jovens como tu que eu fico tão orgulhosa de ser POrtuguesa´, é bem verdade que somos um pequeno país à beira mar plantado, mas isso não significa que não sejamos bons, muito bons no que fazemos, que não tenhamos um futuro muito promissor graças a jovens como tu. Força continua o teu blogue, mas não descuides NUNCA a escola. Apartir da proxima semana pensa assim: escola e deveres em primeiro lugar, blogue e familia em 2º lugar, outros divertimentos de seguida.
FORÇA!

Micaela Fagundes - Professora de Matemática - Évora

Anónimo disse...

ohhhhhhhhhhhhh!!!vim aqui logo de manhã e ainda não há post novo! que pena. Vou tentar voltar a passar ainda hoje.
Continuação de bons trabalhos.

Luís Freitas

Anónimo disse...

sou mão de um adolescente com a tua idade que passa os dias enfiado no quarto a jogar na play station. Quero dar-te os parabéns por este teu blogue que demonstra que já começaste a escolher o teu caminho para o futuro ( memso que seja como hobbie).Parabéns "Pequeno Zoologo", acredita em ti, esforça-te e em breve irás ser um grande zoologo, aliás neste momento acho que és "Um Pequeno Grande Zoologo".

Aida Costa