sábado, 19 de setembro de 2009

Ornitorrinco


O Ornitorrinco (nome científico: Ornithorhynchus anatinus, do grego: ornitho, ave + rhynchus, bico; e do latim: anati, pato + inus, semelhante a: "com bico de ave, semelhante a pato") é um mamífero semi-aquático natural da Austrália e Tasmânia. É o único representante vivo da família Ornithorhynchidae, e a única espécie do género Ornithorhynchus. Juntamente com as équidnas, formam o grupo dos monografados, os únicos mamíferos ovíparos existentes.
Possui hábito crepuscular e/ou nocturno, é carnívoro, alimenta-se de insectos, vermes e crustáceos de água doce. Possui diversas adaptações para a vida em rios e lagoas, entre elas as membranas interdigitais, mais proeminentes nas patas dianteiras. É um animal ovíparo, cuja fêmea põe cerca de dois ovos, que incuba por aproximadamente dez dias num ninho especialmente construído. Os monotremados recém-eclodidos apresentam um dente similar ao das aves (um carúnculo), utilizado na abertura da casca; os adultos não possuem dentes. A fêmea não possui mamas, e o leite é directamente lambido dos poros e sulcos abdominais. Esporões venenosos nas patas estão presentes nos machos e são utilizados principalmente para defesa territorial e contra predadores.
As características típicas fizeram com que o primeiro espécime empalhado levado para Inglaterra fosse classificado pela comunidade científica como um embuste. Hoje, ele é um ícone nacional da Austrália, aparecendo como mascote em competições e eventos e em uma das faces da moeda de vinte centavos do dólar australiano. É uma espécie pouco ameaçada de extinção. Recentes pesquisas estão sequenciando o genoma do ornitorrinco e pesquisadores já descobriram vários genes que são compartilhados tanto com répteis como com as aves. Mas cerca de 82% dos seus genes são compartilhados com outras espécies de mamíferas já sequenciadas, como o cachorro, a ratazana
Precisa comer 20% do seu peso todos os dias, o que faz com que gaste 12 horas por dia procurando comida. Em cativeiro, chega a comer metade do seu peso em um único dia, um macho pesando 1.5 quilogramas pode ingerir 45 gramas de minhocas, 20-30 lagostins, 200 larvas de tenébrios, dois sapos pequenos, e dois ovos cozidos.

Sobre a longevidade, ornitorrincos selvagens já foram recapturados com onze anos e, em cativeiro, a espécie vive até dezassete anos. A taxa de mortalidade, em adultos, na natureza é aparentemente baixa. Os predadores naturais incluem aves de rapina, serpentes, além de cães, gatos, raposas-vermelhas e o homem. A introdução da raposa-vermelha como predadora do coelho pode ter tido um impacto na população de ornitorrincos na Austrália. Um baixo número de ornitorrincos na região norte de Queensland talvez seja devido pela presença do crocodilo-poroso (Crocodylus porosus).
São animais semi-aquáticos e primariamente nocturnos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tão girooooo!!Adorei saber coisas sobre este animal.

jinhos


Marta

Anónimo disse...

Olá parabéns. Adorei o teu blogue. Venho cá de novo na próxima 2º feira.

Beijoquinhas


Silvia - Évora

Anónimo disse...

Pequeno Zoólogo, também eu sou zoólogo e achei fascinete que um jovem com a tua ideia goste de zoologia. Parabéns!tens muito bom gosto. Vai em frente e faz o teu caminho o mais directo possível, sem te impressionares muito com o que os outros te dizem para te desviares do teu caminho. quando te surgirem dúvidas fala com os teus pais que com toda a certeza te vão ajudar, pois para seres um jovem que aparenta ser tão bem formado é porque tens uns pais à altura, logo com os quais podes contar. Não te esqueças que eles estão cá para te ajudarem e mesmo que por vezes os possas achar chatos ( todos nós achamos em determinada altura das nossas vidas que eles são chatos) eles são os ÚNICOS que só querem o teu bem. segue em frente e vais ver que cosengues atingir todos os teus objectivos.

António Pedro Castanheira - Zoólogo