quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Lince-Ibérico


O lince-ibérico (Lynx pardinus), também conhecido pelos nomes populares de cerval, lobo-cerval, gato-cerval, gato-cravo e gato-lince, é a espécie de felino mais gravemente ameaçada de extinção e um dos mamíferos mais ameaçados. Tem um porte muito maior do que um gato doméstico e o seu habitat restringe-se à Península Ibérica. Apenas existem cerca de cem linces ibérico em liberdade em toda a Península Ibérica. O lince-ibérico existe apenas em Portugal e em Espanha e restrito a pequenos grupos dispersos.
A sua alimentação é constituída por coelhos, mas quando estes faltam come veados, ratos, patos, perdizes, lagartos, etc. Para o seu habitat ele prefere lugares com características mediterrânicas, como bosques, matagais. Prefere o mato denso para refúgio e pastagens abertas para a caça. É um animal é nocturno ou seja caça à noite. Pode percorrer 7km por dia.
Os acasalamentos ocorrem entre Janeiro e Março. Após um período de gestação que varia entre 63 e 74 dias nascem entre 1 e 4 crias, sendo o mais comum nascerem apenas 2 crias que recebem cuidados unicamente maternais durante cerca de 1 ano, altura em que se tornam independentes e abandonam o grupo familiar. Regra geral, quando nascem 3 ou 4 crias, estas entram em combates por comida ou sem qualquer motivo e acabam por sobrar apenas 2 ou até 1. Este é um dos motivos para o seu pequeno aumento populacional.
A principal ameaça resulta do desaparecimento progressivo das populações de coelhos (sua principal presa) devido à introdução da mixomatose (1).
Outras ameaças:
- Utilização de armadilhas para coelhos
- Atropelamentos
- Caça Ilegal

(1) É causada pelo vírus myxoma, originário de coelhos selvagens brasileiros. Foi detectada pela primeira vez no Uruguai no início do século XX, foi deliberadamente introduzida na Austrália numa tentativa de controlar a infestação de coelhos, trazidos da Europa no século XIX, na ilha.

4 comentários:

Anónimo disse...

Entrei aqui pela primeira vez mas vou continuar visitante assíduo pois achei-o muito interssante. Bom trabalho.

António Martins

Anónimo disse...

Gosto muito do teu blogue e de ti

O mano João Xavier

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu excelente trabalho.

Fernando Martins

Anónimo disse...

Gostei muito do blog.
Podes continuar.
Eu vou visita-lo mais vezes.

J.Martins